Os vapes ou famosos cigarros eletrônicos são como qualquer outro produto eletrônico, ou seja, eles precisam de uma bateria para funcionar, mesmo sendo ela interna ou externa. E, como você já sabe muito bem, a vida útil das baterias tem um fim.
Mas nada tema! Ainda que eventualmente ela acabe sofrendo os desgastes naturais, existem algumas dicas que aumentarão o tempo de vida útil de seu vape, adiando consideravelmente o gasto com uma bateria nova
Então relaxe, dê aquela vaporada no seu cigarro eletrônico, e veja com a gente as dicas a seguir:
Sumário
1. Evite descargas completas do seu vape
Essa dica vai principalmente para quem é do tempo das baterias de níquel cádmio. Lembra de ouvir alguém reclamando “Poxa, a bateria não durou nada. Ela já deve estar viciada”?
Os vapes não sofrem desse problema, pois são feitos com as atuais baterias de lítio. Assim eles não sofrem com esse fenômeno de “viciar bateria”. Dessa maneira você não precisa esperar a bateria zerar para carregar, pelo contrário, só dar carga com ele zerada pode até causar uma diminuição da vida útil do seu produto..
Assim, o ideal mesmo é tentar manter a vida da bateria sempre acima dos 50%. Não que ela tenha que passar o dia na tomada, mas sempre que ela não estiver sendo usada, você pode dar uma carga.
Ah! Mas é essencial que pelo menos uma vez por mês você dê uma carga completa, deixando-a zerar para em seguida carregar até completar os 100%. Isso nos leva ao segundo ponto:
2. Não sobrecarregue a bateria
As pessoas costumam largar as baterias para carregar e, mesmo depois de cheias, ela continua conectada na energia.
Essa ação causa uma diminuição gradual na vida da bateria. Então se você é do tipo que quando vai carregar o aparelho, larga ele pra lá, recomendamos que você use um carregador de sistema lento ou um daqueles inteligentes com desligamento automático.
3. Use carregadores confiáveis
Tá certo que essa dica é chover no molhado, mas não custa relembrar que carregadores piratas ou de qualidade duvidosa certamente reduz a vida útil da bateria.
Nada substitui as peças originais!
4. Desligue o vape após o uso
Ainda que seu aparelho conte com o “modo de suspensão”, ele ainda gastará energia. Por isso, para economizar, desligue-o completamente após o uso caso queira prolongar a vida útil de sua bateria.
5. Se demorar para usar, carregue antes
Se você é um vaper casual ou se sabe que vai levar algum tempo até usar o aparelho novamente, então recomendamos que você carregue sua bateria antes de guardar. E aqui o ideal é que você carregue ali entre os 80 e 100%.
Isso porque uma bateria descarregada pode acabar se danificando justamente pela falta do uso.
6. Cuidado com a temperatura
Tanto as temperaturas altas (de um país tropical), como as baixas (de um país mais frio), afetam a vida da bateria durante o seu carregamento. O ideal é que a bateria seja carregada em um ambiente por volta dos 20° C. Se isso não for possível, então se atente a retirar a bateria da tomada assim que terminar a carga.
Ah! E espere ela esfriar um pouco antes de usar ou guardar.
Siga esses cuidados e você verá o seu vape durar mais do que o esperado. Aproveite!
0 comentários