É novo no mundo Vape e se sente um pouco perdido com tantos aparelhos e nomes diferentes? Fica tranquilo que nós da JuicesBr vamos te ajudar!
Sumário
Um pouco de história sobre os vaporizadores
O Primeiro Vape
O primeiro vape surgiu em 1927 com Joseph Robinson ele apresentou um pedido de patente, que se relacionava a um vaporizador elétrico. “A minha invenção refere-se a dispositivos de vaporização para manter compostos medicinais que são aquecidos eletricamente para produzir vapores para inalação.” O dispositivo não foi concebido como uma ferramenta de entrega de nicotina, mas, ainda assim, a semelhança com canetas vape de 2ª geração é ainda visível. Até onde se sabe nenhum protótipo foi produzido pois o mesmo não tentou comercializar sua invenção.
Vaporizador de Herbert Gilbert
Lá pelos anos 60 mais precisamente 1965, Herbert A. Gilbert (quem geralmente é creditado como criador) criou um dispositivo que todos os outros e-cigarros são modelados até hoje, ele produziu um vapor com sabor destinado a substituir o fumo do tabaco e era um dispositivo livre de nicotina. Mas o dispositivo não decolou, principalmente porque as empresas de tabaco estavam em alta cerca de 45% da população eram fumantes, e os médicos estavam nos estágios iniciais de alerta sobre os riscos à saúde associados ao tabagismo.
Gilbert criou vários protótipos de seu novo dispositivo vape, mas não está claro se ele experimentou ou não usá-lo como um sistema de entrega de nicotina.
O Dispositivo de Phil Ray
Phil Ray em 1981 decidiu abandonar o uso do cigarro e inventou um dispositivo que fornecia nicotina sem combustão. O dispositivo tinha um papel encharcado de nicotina e o liberava quando inchado. Porém seu sistema não era muito eficiente e seu dispositivo tinha uma vida útil muito curta e acabou vendendo para outra empresa. Apesar do fato de que seu dispositivo falhou (e que não era realmente um e-cigarro) foi o primeiro a usar os termos ‘vaping’ e ‘vapers’.
Vape de Hoje em Dia
O primeiro e como conhecemos hoje surgiu em 2003, na China pela farmacêutico Hon Lik.
O farmacêutico sonhou que estava se afogando e de repente, a água virou vapor.
Hon Lik que era fumante e que viu seu pai morrendo de câncer pelo fumo, acreditou ser um sonho profético.
Ele patenteou seu sonho em 2003 e o primeiro e-cig usou um elemento emissor de ultrassom piezoelétrico de alta freqüência, que vaporiza o líquido contendo nicotina.
Apesar da ótima ideia, exigia muitas partes móveis e não era muito fácil de usar ou conveniente.
Sua empresa Golden Dragon Holdings, começou a comercializar os Ruyan (assemelhando-se à fumaça) na China. Em 2005, apareceu no mercado europeu e, em 2006, começou a progredir lentamente nos Estados Unidos.
Invenção do Cartomizador
Os empresários britânicos, irmãos Sheik, tornaram tudo mais simples quando inventaram um cartomizador. Essencialmente, um cartomizador combinou uma bobina com o tanque, e a invenção foi adotada por várias marcas de cigarros na época.
Vapes Atuais
De 2008 para frente (depois de ganhar terreno na Europa e nos EUA), os próprios vapers começaram a experimentar dispositivos, em um esforço para criar dispositivos que poderiam entregar mais sabor e vapor.
E então chegamos aos dias de hoje onde temos inúmeros desenhos e tecnologias vape em uso, como mods com controle de temperatura, canetas e dispositivos squonk.
💨 Os melhores vapes você encontra na JuicesBr!
Gostou desse artigo sobre a história do vape e seus modelos? Então não deixe de ver o post sobre a Estrutura do Vape! E não se esqueça de deixar nos comentários outros conteúdos que você quer ver por aqui!
Obrigado pelo excelente artigo, foi muito útil pois estou estudando sobre o assunto.