Cigarro eletrônico sobre uma rocha de modo correto para evitar acidentes com vape

Os principais causadores de acidentes com vape e como evitar

Para aqueles que não entendem como os vapes funcionam, eventos incomuns como incêndios e explosões podem parecer ocorrências recorrentes, mas são realmente muito raros. Eles acontecem quando uma bateria superaquece e os produtos químicos e gases escapam da bateria.

A maioria das pessoas não sabe que a maioria dos mods, canetas e pods populares do vape têm circuitos para regular a energia de saída e proteger os usuários de falhas perigosas da bateria. Entre os dispositivos vape comerciais, apenas mods mecânicos não regulamentados representam um sério risco de acidentes para usuários inexperientes.

Na realidade, a maioria dos acidentes com vapes envolvem baterias de baixa qualidade e não falhas do equipamento, geralmente sendo causados por erro do usuário. De modo geral, vaporizadores que seguem princípios básicos de segurança de baterias estão em baixo risco para incêndios ou explosões.

A maioria dos acidentes envolvendo vapes são causados por alguns problemas específicos, todos os quais são facilmente evitáveis.

O que causa acidentes com vape e incêndios?

As causas mais comuns de acidentes com vaping podem ser agrupadas como erro do usuário.

Baterias soltas transportadas em bolsos ou bolsas

A grande maioria das “explosões de vapes” são, na realidade, causadas por baterias soltas transportadas em bolsos de calças, não por dispositivos.

Quando você pressiona o botão de fogo em um dispositivo vape, ele conecta o circuito entre os polos positivo e negativo da bateria, e a energia flui para o dispositivo. Os vaporizadores regulamentados possuem circuitos de segurança redundantes que impedem que as baterias superaqueçam ou explodam se funcionarem mal.

Infelizmente, os bolsos dos vapers não possuem proteção contra curto-circuito. Se você carregar uma bateria extra para o seu mod em um bolso com itens soltos, esses objetos metálicos podem acidentalmente conectar os polos positivos e negativos da bateria.

Quando a energia flui diretamente do polo positivo para o negativo — em vez de um circuito de energia regulado — a energia volta para a bateria, podendo superaquecer instantaneamente e pegar fogo ou explodir.As baterias soltas nunca devem ser mantidas em qualquer lugar onde possam entrar em contato com objetos metálicos.

A questão dos eventos térmicos e incêndios da bateria vape pode desaparecer no futuro. Novas fórmulas de bateria estão sendo desenvolvidas que substituem o eletrólito, líquido inflamável em baterias de lítio. Outros pesquisadores desenvolveram projetos de baterias com uma barreira resistente ao fogo entre os polos positivo e negativo da bateria.

Baterias mal rotuladas e bobinas de baixa resistência

Há um limite para a amperagem que um dispositivo pode extrair de uma bateria, e esses números podem ser exagerados por fabricantes, atacadistas e distribuidores. Às vezes, as baterias são marcadas como “30 amp”, por exemplo, quando a bateria só é capaz de manusear 30 amperes por alguns segundos, em vez de para uso contínuo.

Todas as baterias possuem uma classificação de pulso, ou pico, mas isso nunca deve ser impresso no invólucro. O fabricante da bateria deve marcar a bateria com a classificação para uso contínuo!

Baterias de vapes falsificadas, de baixa qualidade e danificadas

As baterias são produzidas em massa e testadas na fábrica. Aqueles que não atendem aos padrões de venda direta para fabricantes de eletrônicos às vezes são vendidos para revendedores, que os reembrulham com diferentes marcas e os vendem para outros usos. As melhores baterias de vaping são as de maior qualidade dos principais fabricantes de baterias.

Quase todas as baterias de vape são células de íon-lítio (Li-íon) ou de lítio-polímero (LiPo), que geralmente são seguras. No entanto, é possível obter um problema — especialmente se você comprar baterias baratas, que muitas vezes são reembrulhadas em células de baixa qualidade.

Outra questão são as baterias falsificadas, que são células de baixa qualidade ou inadequadas e reembrulhadas com rótulos de marcas de alta qualidade, leia mais no nosso outro post sobre como cuidar da suas baterias. Estas são muitas vezes baterias falsificadas, que são embrulhadas para imitar modelos conhecidos (com maiores classificações de amperagem) que as pessoas confiam. Quase todas as baterias populares do mercado já possuem falsificações.

Para evitar baterias reembrulhadas e falsificadas, compre apenas de revendedores de baterias confiáveis, na loja da JuicesBR, por exemplo, e escolha marcas conhecidas com classificações e especificações de amplificadores apropriadas. Não vale a pena economizar em baterias.
A boa notícia é que as baterias de alta qualidade seguram uma carga por mais tempo e suportam mais cargas durante a vida.
Outra causa são as baterias danificadas. A fina tampa plástica que impede o corpo metálico da bateria (a “lata”) de fazer contato com as laterais da câmara de bateria do dispositivo pode se romper. Se isso acontecer, você deve descartar a bateria quanto antes.

As baterias que foram repetidamente descartadas ou são visivelmente amassadas também devem ser substituídas e recicladas. As câmaras que seguram os produtos químicos dentro da célula podem ser danificadas e criar uma reação interna perigosa. As baterias submersas na água também devem ser substituídas.

Problemas de carregamento e práticas de uso

É possível sobrecarregar acidentalmente as baterias, especialmente se um carregador para vape destinado a um tipo diferente de bateria for usado. Se você usar um carregador destinado a baterias grandes e de alta capacidade para carregar uma pequena caneta vape, por exemplo, ele pode criar instabilidade na célula da bateria.

Um carregador de bateria defeituoso também pode sobrecarregar as células. Os melhores carregadores de bateria vape têm proteção contra sobrecarga que impede o carregamento além da maior capacidade da bateria. As baterias típicas de vape são destinadas a operar a 3,7 volts, mas são capazes de serem carregadas a 4,1 ou 4,2 volts. Qualquer coisa acima destas taxas, pode tornar as baterias instáveis.

A maioria dos problemas de carregamento só pode ser evitada carregando baterias quando você estiver presente no mesmo ambiente de carregamento. Não recarregue suas baterias da noite para o dia, ou saia de casa quando estiverem recarregando. Se as baterias estiverem quentes ao carregar, substitua as mesmas.

Gostou dessas dicas sobre acidentes com vape e como os evitar?

Quer encontrar tudo o que você precisa para os seus cigarros eletrônicos, tendo acesso aos melhores produtos do segmento? Então, acesse a nossa loja virtual de acessórios para vapes e descubra todos os itens indispensáveis para que você possa usar o seu vape com muito charme, elegância e eficácia.

Aproveite também para conferir outras dicas similares a esta no nosso blog sobre vapes e impulsione ainda mais a sua prática.

Deixe nos comentários o que achou sobre nossas dicas e nos dê sugestões de conteúdo que queira ver aqui no nosso blog, estamos de olho nos seus comentários!

Artigos Relacionados

Naked Unicorn: o juice famosinho da Naked 100

Naked Unicorn: o juice famosinho da Naked 100

Quem curte um vape sabe que a escolha do juice é altamente importante para a experiência. Afinal, trata-se do sabor que dará forma ao seu vapor e transformará o seu momento de relaxamento. É por isso que você precisa conhecer o Naked Unicorn, uma excelente opção de...

Pod Descartável Zomo: uma linha incrível para você

Pod Descartável Zomo: uma linha incrível para você

Você já conhece o pod descartável Zomo? Ele é uma escolha praticamente obrigatória para quem quer curtir um bom vape sem o compromisso de um pod tradicional. A Zomo é uma das principais marcas quando o assunto é pod descartável. Esse tipo de produto requer bastante...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *