Jovem de jaqueta azul exalando nuvem após uso contínuo do vape

Afinal, o uso contínuo do vape pode fazer mal a saúde?

 

A primeira pergunta que deve ser respondida ao analisar o uso de vape é: cigarro eletrônico faz mal a saúde, que cigarro comum? A resposta é sim. Entretanto, é essencial pontuar suas diferenças e o que uso contínuo do vape pode causar no organismo.

Juice – A substância utilizada no cigarro eletrônico

Ao contrário do cigarro tradicional, o cigarro eletrônico vaporiza uma substância que pode ser chamada de:

O líquido utilizado pelo aparelho pode ser adquirido em refis, tendo cerca de sete mil sabores disponíveis, vários tipos de juices e inúmeras marcas como a Naked 100, B-side Special blends e até algumas brasileiras como a Radiola Juices. Apesar de menos agressivo para o organismo, os e-cigarros transportam químicas que podem ser nocivas ao ser humano quando absorvidas pelos pulmões.

Substâncias encontradas nos juices

Grande parte dos e-líquidos contém:

Porém, pesquisas encontraram substâncias perigosas ao consumo humano na composição de e-líquidos como: chumbo, crômio, níquel, estanho e outros componentes químicos potencialmente carcinogênicos.

Riscos a saúde devido à presença da nicotina no seu cigarro

A quantidade de nicotina presente no líquido do cigarro eletrônico pode variar entre zero e 36 mg/mL. O teor mais comumente encontrado no e-líquido fica entre 6 e 24 mg/mL, apesar disso, pesquisas mostram que muitas fabricantes não indicam corretamente a quantidade de nicotina no líquido – algumas fabricantes indicavam teor zero de nicotina e, ao serem analisadas, demonstravam a presença da substância no líquido.

Os malefícios do uso contínuo do Vape para saúde

Mesmo sendo menos nocivo à saúde dos pulmões, o cigarro eletrônico também apresenta certos riscos ao usuário. Por isso, é importante compreender quais são as consequências do uso contínuo de cigarro eletrônico, ou seja, os efeitos colaterais do uso contínuo de cigarro eletrônico. Verifique abaixo:

  • Nicotina: como dito anteriormente, a nicotina é uma substância altamente agressiva para o organismo humano. Além disso, a nicotina é a responsável pelo teor viciante do cigarro eletrônico, o que causa alguns efeitos colaterais;
  • Sabores artificiais: os sabores artificiais contidos nos juices ainda causam preocupação. A substância utilizada para dar sabor ao líquido e aroma é a mesma utilizada em alimentos, porém, nenhum estudo foi realizado para entender sua reação quando inalada pelo corpo humano;
  • Diacetil: é um componente químico que causa o sabor amanteigado à substância, estando presente em produtos como pipocas feitas em micro-ondas. O principal problema é que ele está diretamente relacionado a uma lesão grave de pulmão.

A falta de estudos mais aprofundados sobre o vape é um fator preocupante. Por ser relativamente novo, não conta com pesquisas científicas que confirmem suas vantagens ou desvantagens. Por esse motivo, países como Brasil e Argentina não autorizam sua venda.

Doença misteriosa devido ao uso excessivo do vape

Uma doença pulmonar de origem misteriosa foi registrada no ano de 2019, nos Estados Unidos. Mais de cem pessoas relataram tosse, cansaço e falta de ar acompanhada de dores no peito, febre e diarreia. Apesar da origem ainda não identificada da doença, todos os pacientes confirmaram o uso de cigarros eletrônicos.

É comum que profissionais da saúde condenem o uso de cigarros convencionais ou eletrônicos, com ou sem nicotina em sua composição devido a esse risco a saúde, entretanto é fundamental destacar que o cigarro eletrônico pode ser um aliado de extrema importância no combate ao tabagismo, pois pode auxiliar o fumante a se desvencilhar do hábito de fumar compulsivamente o cigarro convencional e começar o uso contínuo do vape, em primeiro caso, e depois parar definitivamente.

Gostou dessas dicas para conhecer ainda mais sobre os riscos do uso contínuo do vape?

Quer encontrar tudo o que você precisa para os seus cigarros eletrônicos, tendo acesso aos melhores produtos do segmento? Então, acesse a nossa loja virtual de acessórios para vapes e descubra todos os itens indispensáveis para que você possa usar o seu vape com muito charme, elegância e eficácia.

Aproveite também para conferir outras dicas similares a esta no nosso blog sobre vapes e impulsione ainda mais a sua prática.

Gostou deste texto? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Naked Unicorn: o juice famosinho da Naked 100

Naked Unicorn: o juice famosinho da Naked 100

Quem curte um vape sabe que a escolha do juice é altamente importante para a experiência. Afinal, trata-se do sabor que dará forma ao seu vapor e transformará o seu momento de relaxamento. É por isso que você precisa conhecer o Naked Unicorn, uma excelente opção de...

Pod Descartável Zomo: uma linha incrível para você

Pod Descartável Zomo: uma linha incrível para você

Você já conhece o pod descartável Zomo? Ele é uma escolha praticamente obrigatória para quem quer curtir um bom vape sem o compromisso de um pod tradicional. A Zomo é uma das principais marcas quando o assunto é pod descartável. Esse tipo de produto requer bastante...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *